Atualidades









Cíntia Daniela Pereira - MTb 12.888
Formação em Jornalismo
Pós Graduação Ciência da Comunicação





Sintonia com boa comunicação 














Quem comunica tem que estar sintonizado com a platéia, seja ela profissional, familiar, ou até mesmo numa roda de amigos. Esteja você diante de uma ou mil pessoas, estar sintonizado com quem escuta é a excelência na boa comunicação. 


A sintonia é a ligação entre as partes: a que fala e a que ouve, é ela que une uma pessoa à outra. Vamos analisar o significado da palavra “sintonia” no dicionário para compreender sua real importância. O que encontramos é: “Sintonia: combinar ações ou exercícios para acontecer ao mesmo tempo”. Trocando em miúdos e colocando em pratos limpos, a sintonia significa afinar-se ao outro, à ação do outro e com isso conseguir ficar no mesmo ritmo que o outro está vivenciando naquele instante da comunicação inter pessoal. 


Com a “sintonia” acionada procuro entrar no clima do que estou vivenciando. Aprendi que determinadas explicações não devem ser colocadas, pois pode parecer bate-boca, e mesmo querendo mostrar o contrário fica complicado para aquele momento, então ficar quieta é o melhor a se fazer. 


No trabalho a situação é a mesma. Todos se queixam de que o serviço não anda e nada flui, por causa das inúmeras interrupções. Sem perceber, interrompemos os outros o tempo todo e vamos nos comunicando mal e criando situações de conflito por onde passamos. 





Sintonizar-se vai requer de você alguns minutinhos de respeito ao outro e o que ele está fazendo. 



Tudo flui na comunicação quando há troca de energia e interesse nas relações. A lâmpada só acende quando há energia passando dentro do fio; um time de futebol só joga bem quando todos seus jogadores estão em sintonia perfeita; uma fabrica de automóveis só produz bons carros quando toda sua equipe trabalha em sintonia de qualidade; etc, etc, etc. 



No momento em que entramos em sintonia com o outro é criada a magia da comunicação. Lembre-se disso.



Cintia Daniela Pereira
Jornalista, Blog Atualidades - HiperSocial






A comunicação digital
aproxima ou afasta as pessoas? 






A comunicação digital é uma nova forma de comunicação que quebra com a normalidade da comunicação social. Através da internet as pessoas conseguem se comunicar com outras a quilômetros de distancia instantaneamente. A informação entra em todas as camadas urbanas tornando-a muito mais acessível já que qualquer pessoa pode buscá-la. 



Muitas vezes essa comunicação começa a surgir de surpresa na vida das pessoas e sem percebermos estamos cada vez mais "digitalizados" e dependentes dessa rede de comunicação que nos trás inúmeros benefícios. Por exemplo: Uma pessoa pode viver "virtualmente" situações que passaria na vida real e tirar como exemplo para sua vida. Pois a internet é formada por pessoas de todos os tipos como uma sociedade. Desde médico até o ladrão e todos estão expostos a várias situações.


As pessoas encontram de tudo no mundo da comunicação digital, namorada, amigos, produtos, entre outras infinidades de coisas, mas será que isso seria apenas uma ilusão do mundo virtual? Estudos garantem que a emoção que as pessoas sentem na frente de um computador pode ser comparada a emoções vividas na vida real. Então será que aqueles que são chamados de "viciados" hoje serão chamados de "normais" amanhã? 


Os críticos dizem que as pessoas estão se tornando alienadas por uma ilusão e querem misturar o mundo virtual com o mundo real, quando isso deve ser separado. "A relação entre a vida real e a virtual fica desequilibrada quando o usuário passa a conviver mais on-line do que ao vivo. Algumas pessoas só ficam a vontade atrás das telas em sites ou jogos." comenta a autora Tatiana Arruda em um de seus textos. 


Então podemos dizer que existem pessoas a favor desse novo meio de comunicação e, porém variáveis, talvez seja um novo tipo de comportamento humano que esteja aparecendo: o comportamento digital, como fala o Professor de comunicação social Luiz Afonso:



Acredito que não devemos negar esse mundo que está na nossa porta, que já invadiu nossas casas. Devemos aceitar e interagir de forma consciente diante de um meio com infinitas possibilidades. A comunicação digital veio pra ficar e vai se expandir para diversas áreas como na televisão, com o surgimento da televisão digital. 




Essa comunicação aproxima as pessoas de um mundo que hoje é de poucos, mas que em pouco tempo será o mundo de todos já que não podemos negar as facilidades que esse meio proporciona.




Cintia Daniela Pereira
Jornalista, Blog Atualidades - HiperSocial



A melhor postura numa
entrevista de trabalho


Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar?
Vai aqui algumas dicas para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!























1. Fale sobre si. Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa? Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego? As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.




7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos. Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre? Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades? Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. Pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários. Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional? Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.





Revolução nas mídias sociais


















Dentro de um período muito pequeno, pode-se constatar uma revolução nas mídias sociais. Há pouco tempo atrás para ter acesso à internet era por meio discado. Hoje qualquer local se obtém esse acesso, seja por meio de celulares dos mais sofisticados modelos até o mais convencional se conecta na maior rede de mídia social. 


A coisa toda tomou tamanha proporção que hoje se uma empresa não tem um site, pode-se dizer que é igual um cidadão sem documento de identidade.
A comunicação digital é uma nova forma de, comunicação que quebra com a normalidade da comunicação social. Através da internet as pessoas conseguem se comunicar com outras a quilômetros de distancia instantaneamente. A informação entra em todas as camadas urbanas, tornando-a muito mais acessível, já que qualquer pessoa pode buscá-la. Muitas vezes essa comunicação começa a surgir de surpresa na vida das pessoas, e sem percebermos estamos cada vez mais "digitalizados" e dependentes dessa rede que nos trás inúmeros benefícios. Por exemplo: uma pessoa pode viver "virtualmente" situações que passaria na vida real e tirar como exemplo para sua vida, pois a internet é formada por pessoas de todos os tipos, como uma sociedade. Desde médico até o ladrão, todos estão expostos a várias situações. 


As pessoas encontram de tudo no mundo da comunicação digital namorada, amigos, produtos, entre outras infinidades de coisas. Mas será que isso seria apenas uma ilusão do mundo virtual? Estudos garantem que a emoção que as pessoas sentem na frente de um computador pode ser comparada à emoções vividas na vida real. Então será que aqueles que são chamados de "viciados" hoje serão chamados de "normais" amanhã? 



Acredito que não devemos negar esse mundo que está na nossa porta, que já invadiu nossas casas. Devemos aceitar e interagir de forma consciente, diante de um meio com infinitas possibilidades. A comunicação digital veio pra ficar e vai se expandir para diversas áreas assim como na televisão, com o surgimento da televisão digital. 
Essa comunicação aproxima as pessoas de um mundo que hoje é de poucos, mas que em pouco tempo será de todos, já que não podemos negar as facilidades que esse meio proporciona.


Cintia Daniela Pereira
Jornalista, Blog Atualidades - HiperSocial

Um comentário:

  1. No meu entendimento penso que a internet aproximou as pessoas distantes e distanciou as próximas. Ivan Vaz Colunista do Hiper Social. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2012 Hiper Social and Blogger Themes.